Dicas de como se livrar de bloqueio criativo!

Bloqueios criativos são monstros terríveis na vida de um escritor. Em um momento você está numa onda de criatividade e pensa nos mínimos detalhes daquela história que você está escrevendo ou consegue criar personagens maravilhosos, até que o bendito do bloqueio aparece e você já não sabe como dar seguimento a sua história.

Se identificou? Pois bem citaremos hoje 5 dicas de como superar o bloqueio criativo e esperamos que vocês consigam se livrar dele ao lê-las 

 

1 – Ouça músicas que tenham a ver com a temática do seu livro. 

 

Se seu livro é uma aventura mágica com elfos e dragões, músicas nórdicas são uma ótima forma de recuperar a criatividade. A música têm o poder de estimular a área do cérebro que demanda a criatividade, assim possa ser até que você não consiga dar seguimento a ordem da história mas algo como uma cena nova ou um personagem novo, pode acabar saindo daí 

 

2 – Veja filmes e séries que te inspirem e que te distraiam 

 

Não adianta, se você está com bloqueio criativo não adianta pensar em como continuar a história, você precisa de distração, limpar a mente e acalmar os nervos para poder voltar a ativa. Talvez aquela série que você gosta ou aquele filme que você tinha marcado de ver com seus amigos ou sozinho(a) mesmo possa te ajudar nesse quesito 

 

3 – Tome uma bebida quente 

 

Chocolate, café, chá. Seja ela qual for, bebidas quentes acalmam e muito. Boa parte do bloqueio criativo acontece por conta de estresses, manter a sua mente calma pode ajudar a ter ideias novamente. 

 

4 – Saia um pouco e experimente observar a paisagem ao redor 

 

Se seu livro têm uma paisagem mais urbana, pode ser que dar uma caminhada pela sua cidade vendo as peculiaridades e particularidades do lugar te traga alguma inspiração, leve um bloquinho consigo e escreva tudo que você achar legal, como um grafite na rua ou um prédio com um formato diferente por exemplo. 

 

5 – Escreva coisas aleatórias sobre seus personagens e sobre o lugar onde se passa a sua história 

 

Se você não tem como fazer as quatro coisas anteriores, tente ver pontos relevantes da sua história que possam te despertar ideias, assim como seus leitores, um escritor também se apaixona pelos seus personagens e também sente a morte deles por exemplo. Tente ler sua história desde o início e veja se pode adicionar algo a partir do que foi lido. 

 

 

Se nada disso funcionar então talvez seja hora de dar um tempo a si mesmo(a). Tentar se divertir um pouco e se desligar da sua história por um tempo, você é humano e precisa de diversão também, procure não se sobrecarregar tanto! Comente e me diz o que achou?